AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.

Vingança está mais na moda do que nunca. Assim é o que a mídia televisiva quer (e está conseguindo) colocar na cabeça daqueles que acompanham a atual novela das nove.
Ou tem algo interessante nessa novela que só eu não consigo ver?
Se tem, por favor, me falem, eu não encontrei!
Aqui se faz, aqui se paga. Uma criança, que perde tudo na vida, inclusive o pai, devido uma vigarista, é adotada por uma família rica e amorosa. Podendo recomeçar tudo de novo, anos depois, ela guarda todo esse ódio e vai atrás de vingança!
Minha crítica é referente aqueles que estão escravos de um canal, neste caso, falo da novela do horário da Rede Globo, a “Avenida Brasil”.
Eu também adoro uma novela. Adoro esse folhetim diário, acompanhar o desenrolar da história, o cotidiano de tal personagem, estar por dentro da moda das roupas e acessórios delas, ver as casas e paisagens lindíssimas...
Mas, aqui, estou criticando quem assiste e fica criticando, mesmo discordando, mesmo não gostando continua assistindo, mesmo não agregando nada à sua vida.
Minha sogra é uma pessoa maravilhosa, de caráter admirável, e é uma viciada. Viciada em novela das 9! Seja boa, seja ruim, toca o plim-plim e ela larga tudo, e vai pro sofá.
Eu não assisto essa atual novela do horário nobre do 12 (como diz a minha mãe), e fico intrigada como as pessoas são “viciadas”. Ou melhor, digo, pior, engolem e aceitam o que está passando na televisão. Por quê? Hábito?
Poxa, se é só vingança, violência, malandragem, traição e muitos outros sinônimos de mau caráter, por que assistir?
Muitos dirão que não tem nada melhor em outro canal, que toda novela tem o vilão, bibibi e bobobó, e que a vida real é assim mesmo.
Realmente, a televisão aberta está cada vez pior. Por que será?
E eu novamente pergunto: pra quem é que os escritores e diretores escrevem as novelas? E os programas populares? Para que tipo de público?
O povo brasileiro quer pão e circo, apenas. Se contenta com pouco, se contenta com baixarias e todo o pacote da novela que está batendo recordes de audiência.
Será utopia demais que as pessoas troquem de canal, procurem, por outro programa? Não existe apenas Globo, SBT e Record.
Ah, não tem nada “que presta”? Então, vá numa locadora, pegue um bom filme, assista um dvd com seu filho, aquele filminho que alguém recomendou, ou então aquele lá do casamento do seu primo, aniversário da afilhada, o vídeo do nascimento da sua filha... Ligue o rádio. Escute um CD. Fique apenas no computador. Ligue pra alguém. Vá dormir.
Eu, Jeanine, diria para ler um livro. Livro, revista, o que for agradável e prazeroso.
Será que as pessoas não deveriam parar de reclamar e de seguirem como cães adestrados?
Tem horas que me sinto um ET. Será que vim de outro planeta porque não sei o nome de tal personagem, ou porque eu não conheço aquela tal música, não sei a gíria do momento, que é fala de algum personagem ou de algum programa?
Eu respeito quem assiste e gosta. Cada um com as suas preferências. Se gosta, ok.
Mas, eu critico é quem assiste e não gosta (ou diz que não gosta), e mesmo assim, “dá uma espiadinha”...
Melhor “abafar o caso”, como diz a apresentadora Luciana Gimenez, o Super Pop, da Rede TV!
Só para finalizar, outra pergunta: será mesmo que precisamos estar por dentro dos programas populares que passam na televisão? Gente, tem coisas boas sim.
Ergo a bandeira aqui de que, sim, assista a um programa prazeroso, que traga algo de útil em sua vida. Lixo, não!
Poupe energia. Desligue a televisão.
*Jeanine de Moraes

4 comentários:

Cris Martins disse...

Eu não tenho saco pra novela.
Não tenho paciência, é sempre a lenga lenga repetida diariamente.
Tenho uma teoria que tu pode assistir os primeiros capítulos pra saber quem é quem e o fim... dá na mesma.
Eu assisto o Mickeu, a Dora Aventureira, Go Diego Go, Doutora Brinquedos, Jacke e os Piratas na Terra do Nunca, O Jardim da Clarilu... hahahaha, e acredito que são bem melhores! Mas quando me permitem gosto mesmo é de uma comédia! The Big Bang Theory é ÓTEMA!!! Fica a dica!
E sobre as novelas, elas são escritas pro povo mesmo, assim como o Tiririca cantou pro povo, agora representa o povo... o "polvo" é phoda amiga!!! Brilhante abordagem. Bjus da fã número 1 !

Isa disse...

Jeanine Carissima!
Desde 2000 não tenho tv por assinatura e como na aberta nada se aproveita, fui reduzindo, reduzindo, até zerar a audiência. Muito bom.
Em compensação, tenho ido seguido a Montevidéu e assistido canal aberto por lá, inclusive logo após a ventania do feriado de 20-09 e tenho inveja da quantidade de programas educativos e a maneira séria (não sensacionalista) com que são mostradas as ações comunitárias e sociais e críticas sérias ao governo (não com a censura e marketing que impera por aqui).
A tv brasileira deveria ter uma constante tarja preta dizendo que faz mal à saúde de quem assiste a programação!!!!

Anônimo disse...

Cris, tu curte comédia? Então assiste: 2 broke girls! Muito bom!

Cris Martins disse...

Já assisti alguns episódios... mto engraçado mesmo, ainda não peguei o fio da meada da série... mas é um humor bem gostoso de ver...
Obrigada pela indicação...