E A VIDA? Diga lá meu irmão!

A história da minha vida não é fácil. Ou melhor, não foi fácil.
Nunca foi.
Eu não precisaria de alguns capítulos, mas de muitos.
Cada situação, cada recordação, cada acontecimento. Momentos que não, não, não, não voltam mais...
Hoje, adulta, tenho a minha única e exclusiva vida, na qual passado, família, amigos e trabalho são ramificações.
Hoje eu faço as ligações entre os fatos e minha vida.
Tenho uma única vida, aqui e agora. O ontem, a adolescência, a infância já passaram.
Porém, têm coisas que não passam nunca.
Eu e minhas reflexões...
Eu e meus devaneios...
Eu e meus desabafos...
100 / 50 / 25 = 20 / 17 / 13
Capítulos? Anos? Números? Horas? Minutos? Segundos?
O que vejo no espelho não reflete o que eu era antes.
Mudanças físicas, mudanças interiores, amadurecimento, crescimento, discernimento. Enfim, 30 anos de vida (viva!) são 3 décadas. Anos estes que até me assustam.
Muitas vezes me surpreendo com tanta preocupação que o homem (ou melhor dizendo, a mulher) tem acerca da vida.
E quando o assunto é idade, então? Para uns é uma invasão de intimidade. Perguntar a idade pra uma grande maioria não é polido. Para uma dama? Jamais pergunte sua idade! A não ser que vá elogiá-la e dar um “desconto”...
Idade é cronológico. Nascemos no ano tal, e na média de a cada 365 dias este número aumenta. É crescente, graças a Deus! Imagine se regredisse? Chato... eu acho. No mínimo muito chato, pois o legal é somar e não diminuir!
Somar, aprimorar, crescer, evoluir... sempre!
Se estamos diferentes do que éramos, viva! A mudança sempre é válida.
Mudar o corte de cabelo, de cor, crespo, liso, longo, curto, careca...
Cada um tem seu motivo. A razão cabe somente a si próprio.
Porém, mudar para melhor!
Mudar com convicção. Aproveite esta possibilidade.
Pois não podemos escolher se queremos envelhecer, mas sim, como e se queremos ser velhos ou jovens de espírito.
Não escondo que tenho 30 anos, e desde março estou começando a compreender que ser uma trintona (não tiazona, pelo amor de Deus!) é bárbaro!
Assim como muitos escritores já escreveram sobre esta maravilhosa fase da vida, eu também reafirmo que a maturidade, a realização e a despreocupação com certas questões de outras “temporadas” são bárbaras.
Ser dona do próprio nariz, estar feliz solteira, enrolada, casada. Se separar, casar de novo, namorar, estar com quem de fato vale a pena.
Realizar sonhos. Carreira, casa, automóvel, filho, marido, esposa, tudo é maravilhoso e somente ali, na “beira” dos trinta anos que, de fato, percebemos o real valor.
Pra mim foi assim.
Pra alguns essa realização chegou na casa dos 20 e poucos, ou 20 e todos, ou nos 30 e lá vai... Talvez ainda não chegou.
Enfim, não falo de números. A cronologia serve para identificar e não definir ou designar.
É com a maturidade que percebemos e mantemos os verdadeiros amigos. Aqueles que estão contigo por seres o que és, e não pelas aparências.
A maturidade traz novas preocupações, mas abre os olhos à qualidade.
(*Jeanine de Moraes)

8 comentários:

Betina J. Pereira disse...

Gostou da coisa, neh?
Nao te falei que blog vicia???
Daqui pra frente, soh piora... hehe
Layout novo arrasando.

BJAO
OTIMO FINDE!

Cristiano disse...

Opa!
Passei por aqui de novo....
Ótimos textos!
Nunca tive muita 'neura' com idade. Mas a saudade dos tempos que já se foram é grande.

Abraço!!!

["/]jeaninedemoraes["/] disse...

Registo um pensamento:
"No livro da vida as páginas são cheias de surpresa. Há capítulos de alegrias, mas também de tristeza. Há mistérios e fantasias, sofrimento e decepções. Por isso não rasgue páginas e nem pule capítulos. Não se apresse em descobrir os mistérios, não perca as esperanças, pois muitos são os finais felizes. E nunca se esqueça do principal: no livro da vida, o autor é você..."

Anônimo disse...

Adorei o seu espaço!!!!

Passarei mais vezes por aqui.

te adoro, querida.

bjinhos com saudades

Sammy disse...

lindo texto!!!!!
:D
te adoroooo

Anônimo disse...

Sista querida, tenho estado inerte, ausente, triste e calada, não tinha lido mais nada de vcs (tu e Cris) e hoje entrei aqui e li tudo, fiquei muito, mas muito orgulhosa de ti, sabe que hoje, somos mulheres de 30 (eu quase 30 né... hehehe) e somos muito melhores do que aquelas meninas inseguras de 16...
Tu é linda!
Te amo!
Bjusss

Cris Martins disse...

Ter 30 é bom demais... mas eu nem sei se mudou tanto assim pra mim... claro se for comparar com meus 20 anos eu prefiro os 30 e tem muuuita diferença, mas se for comparar com os 28, 29... sei lá, meio que psicológico...
E depois tem neuras que continuamos tendo, algumas a gente aboliu, outras a gente luta contra, outras a gente cultua hehehe
A vida é louca demais amiga.
Mas que bom poder fazer parte dela, e da tua (vida).
Beijos amorzão!
Bom saeber que fazes parte da minha também, nos bons e maus momentos!
Love ya

Cris Martins disse...

Ahhh e bom saber que cabelo muda, bunda muda, perna muda, roupas mudam, marido muda, namorado muda, ficante muda, rolos mudam, mas a essência a gente guarda! ô se guarda hehehe
Jeanine e Cristiane adolescentes... lembra?
Banho de sol na chácara do "seu elpidio" hehehehee
Eta trem bão sô!!!